Semeadura do feijão avança em diferentes regiões
Pelotas tem redução de área cultivada com feijão

O informativo conjuntural divulgado nesta quinta-feira (9) pela Emater/RS-Ascar aponta que as expectativas de rendimento do feijão variam de acordo com o nível tecnológico e o manejo adotado pelos produtores. Nos cultivos voltados ao consumo familiar, a produtividade costuma ser menor, e a comercialização ocorre, principalmente, em mercados próximos às propriedades. A área projetada para a primeira safra é de 26.096 hectares, com produtividade média estimada em 1.779 kg por hectare.
Na região administrativa de Erechim, metade da área projetada está semeada. As lavouras apresentam sanidade e crescimento adequados, e a expectativa é de rendimento médio de 2.237 kg por hectare. Em Ijuí, a semeadura foi concluída, e as primeiras áreas já estão em floração. Segundo o boletim, “as condições das plantas são favoráveis ao desenvolvimento”.
Na região de Pelotas, 25% da área foi semeada. A previsão é de plantio de 1.149 hectares, com redução de 13,42% em relação à safra anterior. Em Soledade, a semeadura foi finalizada, e a produtividade média estimada é de 1.600 kg por hectare. Já em Santa Maria, 65% das áreas estão semeadas, com expectativa de plantio de 1.033 hectares e produtividade média de 1.414 kg por hectare.